Jovens fazem história na eleição deste ano com recordes de votação

0

Juntos, os três vereadores mais votados somam 7.820 votos.

Fachada da Câmara Municipal. Arquivo/Portal

O fim do processo eleitoral na cidade, mostrou a força política da quatro jovens, que podem se movimentar nos próximos anos e alcançar novos pleitos, incluindo o prefeito João Marcelo, do Cidadania.

Na Câmara Municipal, os três primeiros colocados superaram a votação histórica na cidade, que era de 2.290, alcançando marcas incríveis como Abner Henrique (Cidadania), com 2.749 e Thiago Almeida (PSD), atual presidente da Câmara, com 2.735. Já Pedro Dornas (Avante), registrou 2.336 votos.

Os três jovens de 30, 34 e 33 anos, respectivamente já têm histórico de ações políticas. Abner foi diretor de Desenvolvimento Econômico no governo Penido e secretário da pasta com João Marcelo, trazendo por exemplo a primeira Escola de Robótica Pública do país para a cidade.

Almeida é filho do ex-vereador Flávio de Almeida, no qual coordenam juntos, uma creche comunitária no bairro Jardim Canadá, com 580 crianças atendidas. Thiago, como presidente da Câmara, também liderou a reestruturação administrativa da Casa e implantou o CIAC no Legislativo, permitindo inclusive a emissão de Carteiras de Identidade na Casa por parte da Polícia Civil.

Já Pedro Dornas é esportista e educador. Ele foi secretário de Esporte e Lazer no governo Cassinho e na atual gestão. Ele esteve secretário de Educação nos últimos anos, marcando 11 creches entregues e novas 600 vagas. Ele foi professor e diretor da Escola Polivalente.

João Marcelo Dieguez é o prefeito mais bem votado da história

Com uma vitória de reeleição avassaladora de Dieguez, alcançou 85% da votação válida dos eleitores da cidade, registrando 47.321 votos. Gilson Amorim, segundo colocado obteve apenas 10% da votação de João Marcelo, com 4.626 votos.

A ampla vantagem coloca João em desataque na política regional, podendo toda essa capilaridade ser usada em 2026, quando se tem novas eleições para deputado, governos estaduais e federal e senado.

Pesquisas já mostravam o favoritismo de João Marcelo, o que reflete também na aprovação do seu governo, acima dos 80%. Na Câmara Municipal, somente um, dos 15 parlamentares não eram da base de apoio do mandatário. Seu partido por exemplo, fez três cadeiras.

Opinião: Votações mostram transição geracional acontecendo

Mesmo que devagar, o cenário politico vai se movimentando e mostrando uma cara mais jovem, no Legislativo e no Executivo. A próxima legislatura será uma das mais novas (em idade) dos últimos tempos. A de se contar também com Mael, Álvaro Azevedo, Danúbio, Wesley de Jesus. João Marcelo e Thiago Almeida (presidente mais jovem da Câmara) são a prova viva que jovens podem se inserir nos espaços políticos e protagonizar boas histórias para a cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *