Justiça concede liminar que determina suspensão de aumento nas tarifas do sistema metropolitano de transporte

0

Ônibus Saritur intermunicipal / Arquivo Portal

A pedido de deputados do PT, a Justiça Mineira expediu nesta terça-feira (2) uma liminar que  suspendeu o aumento da passagem das linhas de ônibus metropolitano da Grande Belo Horizonte, que inclui Nova Lima e região. 

A medida já tinha que começar a valer nesta quarta-feira (3), com os usuários voltando a pagar pela passagem os valores antes do que aumento, em vigor desde o dia 26 de dezembro, aplicando 7,18% de reajuste.

Porém, os usuários das linhas de Nova Lima, Raposos e Rio Acima continuam pagando o valor mais caro da passagem até o momento. Segundo a decisão do juiz Henrique Mendonça Schvartzman, não foi respeitado o Decreto Estadual 44.603/07 que regula periodicidade mínima para que o valor da tarifa seja reajustado.

O pedido de suspensão foi feito por parlamentares do Partidos dos Trabalhadores (PT), composto pelo deputado federal Rogério Correia, as deputadas estaduais Beatriz Cerqueira, Macaé Evaristo e Andréia de Jesus, e os vereadores Bruno Pedralva e Pedro
Patrus. A deputada estadual Lohanna França, do PV, também participou da ação.

“Ter ônibus com péssima qualidade e cobrar o aumento que eles querem realmente não interessa ao povo, nós não podemos permitir que exista uma máfia em Belo Horizonte e na Região Metropolitana.
Conquistamos uma vitória importante e vamos até o Superior Tribunal de Justiça, se for necessário, para derrubar também o de BH e fazer um debate com a sociedade”, afirma Rogério Correia.

Procuramos o Sintram, sindicato que representa as empresas do transporte metropolitano, e aguardamos retorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *