Locais banhados pelo Rio das Velhas em estado de alerta
Na região Nordeste, a Defesa Civil de Nova Lima monitora a situação do Rio das Velhas em Honório Bicalho, que segundo o órgão devido ao grande volume de chuvas das últimas horas, foi observado alta no volume das águas e a expectativa é que o nível continue subindo.
Moradores das áreas de alagamento devem ficar atentos
Raposos
A água do rio atingiu algumas ruas da região central neste sábado (8) pela alta concentração de chuva nos últimos dias.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o nível do Rio voltou a normalidade pela manhã, porém a possibilidade de alagamentos permaneceu pelo volume de chuva. Segundo o órgão, ainda não são contabilizados prejuízos. Comerciantes retiraram mercadorias das lojas pro prevenção.
Rio Acima
O nível do “das Velhas” também preocupa as autoridades locais. Ainda não foi registrado nenhuma ocorrência em relação ao Rio. A Prefeitura alerta para tendência de aumento de fluxo de água e pede atenção para as comunidades da região baixa do município e ribeirinhas do Córrego Santo Antônio.
Alerta geológico
Com o acúmulo de água em todas as cidades e polo relevo alto, o rico de deslizamentos de terra são altos para toda a região.
Famílias devem ficar atentas às movimentações de barrancos, trinca em paredes, portas e janelas emperradas.
Qualquer sinal de anormalidade, ligar imediatamente para a Defesa Civil pelo 199.
Comitê de Crise em Nova Lima
Pelos menos cinco secretarias (Desenvolvimento Social, Obras, Segurança, Trânsito e Transporte, Governo e Comunicação) estão reunidos constantemente para debater a situação em toda cidade com a Defesa Civil. O vice-prefeito, Diogo Ribeiro também participa das atividades. O prefeito João Marcelo acompanha de modo remoto por estar contaminado pela Covid-19 e pela Influenza (gripe).