Maternidade sem Filtro: Grupo de mães se unem e formam rede de apoio na cidade
Neste Dia das Mães, o Portal traz uma matéria especial, com o grupo formado por mulheres que compartilham os desafios e experiências da maternidade, em uma rede de encontros e conversas diárias para troca de conhecimentos.
Segundo Júlia Leal, uma das mamães participantes, o grupo foi formado primeiramente por cinco pessoas, com parto previsto para a mesma época, sendo “até então os “Bebês de Outubro”.
Essas cinco mães conheciam outras mães que também tiveram bebês em outubro ou próximo a esse mês e também convidaram para fazer parte, e assim chegamos ao grupo de 15 mães que somos hoje.
Júlia Leal
Para a rede de apoio foi criado um grupo do WhatsApp, com conversas diárias, além de dois encontros presenciais, sendo um deles com a presença dos papais.
“Todas nós sabemos que a maternidade, muitas vezes, é uma experiência solitária e cercada de desafios. Por isso, estarmos juntas no dia a dia compartilhando nosso maternar nos fortalece e gera uma conexão genuína entre todas nós, sempre com empatia e respeito pela individualidade de cada mãe”, conta Júlia.
Neste ano, a programação contará com pelo menos dois encontros. Um deles poderá contar com palestras relacionadas com o tema maternidade e com a presença de outras mães que não fazem parte do grupo.
Confira entrevista
- Como surgiu o grupo?
Algumas de nós já tinham amizade antes do grupo ser formado. Tudo começou depois que a Isabel, uma das integrantes do grupo notou à sua volta outras mulheres grávidas no mesmo período, e quando teve a bebê, achou interessante ver tantas mamães na mesma época e convidou cinco amigas mais próximas para criar um grupo. Assim foi criado , o grupo no WhatsApp “Bebês de Outubro”, com a ideia de trocar as experiências e desafios diários . Essas cinco mães conheciam outras mães que também tiveram bebês em outubro ou próximo a esse mês e também convidaram para fazer parte, e assim chegamos ao grupo de 15 mães que somos hoje. Atualmente esse nosso grupo chama “Maternidade sem Filtro”.
- Como funciona os encontros e discussões?
Nós conversamos diariamente no grupo formado no WhatsApp, nele falamos sobre tudo, maternidade, desafios, vida pessoal, dicas, etc. Nesse grupo temos a oportunidade de falar de TUDO, sem exceção, sem sermos julgadas por isso.
Já tivemos dois encontros presenciais. O primeiro foi somente com as mamães e os bebês e o segundo com a presença das famílias completas. Mas como são muitas mamães, fica difícil conciliar os compromissos de todas.
- Qual o principal objetivo da rede de apoio?
Essa nossa união cria uma rede de apoio que nos fortalece e tudo fica
mais leve. Juntas sabemos o quanto pode ser cansativo ser mãe, mas também sabemos como é gratificante ver nosso esforço sendo recompensado ao ver nossos filhos crescendo e desenvolvendo. A jornada de ser mãe é repleta de alegrias, inseguranças, aprendizados e saber que você tem alguém vivendo a mesma realidade nos acalenta. Essa troca de vivências é enriquecedora, aprendemos muito com a experiência da outra e mais do que isso, nos sentimos compreendidas e acolhidas. Algumas mamães do grupo estão longe de suas famílias e não possuem rede de apoio, então as nossas trocas e conversas diárias têm tornado a maternidade um momento menos solitário e mais leve.
- Quantas mães estão no projeto? Quais atividades desenvolvem?
Somos 15 mães. Cada mãe tem sua profissão, algumas estão ainda no período da licença-maternidade, outras deram uma pausa na vida profissional para estar perto dos bebês.
- Qual a idade dos bebês?
Rafael 6 meses, Melissa 7 meses, Maria Alice 7 meses, Catarina 6 meses, Bento 6 meses, Miguel 5 meses, Júlia 6 meses, Pierre 6 meses, Felipe 6 meses,
Lunna 6 meses, Ana Liz 5 meses,
Melina 8 meses, Cauã 6 meses,
Raul 3 meses e John 7 meses.
- Como estão sendo as experiências?
Tem sido maravilhosa a experiência de compartilhar nossas maternidade. Criamos o Instagram para compartilhar com outras mães as nossas experiências. Gravamos um vídeo que viralizou e depois dele, outros também viralizaram. A ideia desse primeiro vídeo era fazer uma apresentação divertida e fofa dos bebês no nosso primeiro encontro. Desde que publicamos, despertou a curiosidade nas pessoas e assim vários perfis compartilharam também. Diante de toda essa repercussão, fomos convidadas pela Revista Crescer para participar de uma entrevista, foi muito especial saber que nossa história chegou para tantas pessoas.
- Qual a importância dessa rede de apoio para as mamães?
Todas nós sabemos que a maternidade, muitas vezes, é uma experiência solitária e cercada de desafios. Por isso, estarmos juntas no dia a dia compartilhando nosso maternar nos fortalece e gera uma conexão genuína entre todas nós, sempre com empatia e respeito pela individualidade de cada mãe. Faz toda a diferença ter alguém que passa pelos mesmos processos. O sentimento de estarmos juntas é acolhedor e empático e torna mais leve a maternidade.
- Pretendem expandir o grupo e ações? Como?
Queremos sempre ter esses momentos de descontração entre a gente e de interação entre os bebês para acompanhar o crescimento deles. Nossa intenção também é realizar outros encontros e convidar outras mães que não fazem parte do grupo para participarem e nessa oportunidade trocarmos nossas experiências na maternidade.
- Quais as próximas atividades? Serão abertas?
Ainda não temos a data, mas está na programação um encontro no meio do ano e um no final de 2024. Estamos planejando como será esse encontro, mas temos muitas ideias como convidar profissionais para palestras com assuntos relacionados a maternidade e também outras mães que tem identificação com o nosso grupo.