Nova empresa responsável pela limpeza urbana deve iniciar atividades no dia 1º agosto
A cidade enfrenta neste mês de julho, a falta de coleta de lixo correta pelas ruas, após desistência da Construtora Israel na prestação de serviços de limpeza local.
Com o não recolhimento, muitas localidades acumularam montantes de lixo ao longo da semana, como mostra essas imagens feitas pela nossa equipe no bairro Chácara dos Cristais.
Moradores conversaram com o Portal e falaram do desconforto pelo acúmulo excessivo de lixo e mau cheiro provocado, já que muitas sacolas plásticas tinham resto de comida. Foram três dias sem coleta.
De acordo com a prefeitura, a partir do dia 1º do mês que vem, a empresa Vina Equipamentos e Construções LTDA vai assumir a gestão da limpeza urbana por seis meses (de forma emergencial). O Executivo Municipal pretende regularizar a coleta em uma semana após a instalação. Outro processo licitatório deve correr durante o período da contratação.
O foco inicial é a regularização do serviço de coleta, que deverá ser normalizado na primeira semana de trabalho. O contrato foi realizado pelo prazo de seis meses e o processo licitatório para contratação definitiva dos serviços de limpeza urbana já está em andamento.
Atual empresa descumpre acordo e já foi penalizada
A Construtora Israel, que faz o serviço até o dia 31, não está seguindo diretrizes estabelecidas em acordo, que era de manter as 10 rotas com 40 coletores, como vinha acontecendo.
A prefeitura afirmou que “além das notificações, a empresa recebeu as penalidades previstas em contrato pelo não cumprimento de algumas atividades”.
Caminhões próprios da Secretaria de Obras estão fazendo o trabalho complementar quando necessário.