Nova Lima e região podem sofrer onda forte de calor até a semana que vem; clima pode ser prejudicial à saúde
A previsão do tempo para os próximos dias deve apresentar um onda de calor intensa, com sensações térmicas que podem chegar aos 40°C.
O clima de altas temperaturas, plena finalização do inverno e com secura excessiva, como já está ocorrendo, advém de um bloqueio atmosférico que impede a chegada de frentes frias nos próximos dias.
Entre hoje (18) e a próxima quarta-feira, dia 27, os termômetros devem atingir 33ºC oficialmente, mas a sensação ainda maior e com risco à saúde pela baixa umidade do ar.
Nesta segunda, dia 18 a previsão é de mínima e máxima entre 16ºC e 29ºC, seguindo até quarta (20), batendo 30 graus. Quinta e sexta desta semana a máxima esperada é de 28ºC. A partir de sábado (23), a probalidade de um novo aumento entre dois e três graus, somando 33ºC, gradativamente até a quarta-feira.
Alerta é de tempo severo e risco para vida
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, que deve ser de no mínimo 40%.
O clima seco, já é crítico e tem agravamento entre 15h e 16h, o que pode provocar ações como crises asmáticas, dores de cabeça, rinites alérgicas, sangramento nasal, garganta seca e irritada, ressecamento da pele e cansaço.
A Defesa Civil Municipal (DCM) acompanha a situação e orienta evitar transitar sob o sol forte dos horários de 11h às 15h, se hidratar bem com água e líquidos (de preferência naturais) e uso atento de protetor solar.
Outro ponto crucial, de acordo com o com coordenador da brigada municipal de combate a incêndio, subordinada a DCM, William Silva, é evitar atear fogo em áreas de mata, já que a fumaça acumulada pode piorar ainda mais o clima. Há ainda pena previsão de prisão e pena de dois a quatro anos, além de multa.
📸 Vista do bairro Cruzeiro/ Arquivo Portal