Novos casos de dengue chegam a mais de 200 em uma semana

0

Aumento foi de 105%

Ilustração/ Reprodução/Aedes

Nova Lima segue em uma tendência de crescimento acelerado no números de dengue, uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypth, comum nessa época da ano, mas que tem avançado rapidamente. Em Minas, já está decretado epidemia da doença, devido ao alto registro.

Segundo os dados extraídos do Boletim Epidemiológico de Monitoramento Estadual desta terça-feira (4), Nova Lima registra aumento de 105% nos casos saltando de 187 para 384, ou seja, quase 200 casos em apenas uma semana. Para se ter uma ideia, no dia 21, eram 116 confirmações desde janeiro. Já a Chikungunya, que é transmitida também pelo Aedes são oito, um a mais que nos boletins anteriores. Uma morte já foi registrada.


 Em alguns bairros estão sendo instaladas faixas de alerta para mais atenção da população. Com os índices subindo substancialmente a cada semana, a cidade está em estado de alerta contra a dengue e o Aedes aegypt. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes (LIRA) é de 5,2%.

Faixa de alerta no bairro Alvorada. Foto: Portal Nova Lima

Como forma de prevenção, os agentes de endemias estão atuando de forma mais incisiva, principalmente em bairros com alto índice de proliferação. Os recipientes com maiores criadouros do mosquito são velhos são vasos de planta, baldes, frascos e vasilhas de plástico. Os objetos são mais da metade do total de criadouros com larvas do mosquito encontrados pelos agentes nas casas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *