Número de casos de dengue é de 165 na cidade, com maior concentração na região do Retiro

0

Volume foi registrado somente nos primeiros 16 dias do ano.

Rua Santo Antônio, principal via da região do Retiro e da cidade. Reprodução/Google Eearth

O Portal informou mais cedo, que a cidade enfrenta um quadro complexo para doenças graves transmitidas pelo Aedes Aegypti . Até então, com dados do estado, eram 85 confirmações. Número oficial é ainda maior, sendo 165 casos, de acordo com a prefeitura.

Em resposta a demandas da nossa equipe, o Executivo local informou que o número maior de registro, nos primeiros 16 dias de janeiro, “sendo que a concentração maior dos casos está na região do bairro Retiro”, conforme já noticiado pelo Portal.

Em dois dias, agentes de endemias encontram pelo menos 80 imóveis com resultado positivo para larvas do mosquito após análises de materiais recolhidos no Retiro e Olaria, vizinhos na região central e não 40 como também havíamos falado.

A prefeitura informa que diante do quadro de gravidade, foram realizadas ações de enfrentamento nos dias 6, 7 e 13 de janeiro, atingindo os bairros Cristais e Chácara dos Cristais, também próximos. Também foram recolhidas amostras de larvas ainda sob análise.

A Administração Municipal reitera que monitora o cenário epidemiológico a partir de indicadores contemplados no Plano de Enfrentamento das Arboviroses, que inclui ações de toda a rede de assistência à saúde.

Os criadouros recolhidos dentro dos domicílios foram os mesmos que não deviam ser descuidados, principalmente em vasos de plantas, caixas d´água sem tela e recipientes inservíveis com acúmulo de água

Os dados epidemiológicos levados em consideração para atuação mais incisiva leva em conta 15 dias anteriores aos das ações, de acordo com a prefeitura, que conta com uma Gerência que coordena a área.

Cidade registrou aumento de 915% de casos de dengue no ano passado

Em Nova Lima, o crescimento no ano passado foi de 915%, saindo de apenas 190 casos em 2022 para 1307 confirmações de dengue em 2023. Foram e 23 de Chikungunya. Neste ano já temos um registro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *