Anglo Gold Ashanti apresenta balanço do Parcerias Sustentáveis; Nova Lima continua sendo beneficiada

0

Evento foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Foto: Divulgação

A produtora de ouro Anglo Gold Ashanti, apresentou na semana passada, um balanço do projeto Parcerias Sustentáveis, que visa valorização da mão de obra e cultura locais, além de avanços na proteção ao meio ambiente.

O projeto beneficia aproximadamente 5 mil pessoas diretamente, com impactos positivos na geração de emprego e renda, desde 2010, em Nova Lima, Raposos e outras seis cidades em
Minas e Goiás
. Foram  R$ 15 milhões aplicados nos últimos 18 anos, além de  qualificação e estruturação técnica aos participantes.

Foram selecionados os 10 empreendimentos, dentre os 23 participantes deste ano para serem acelerados no ano que vem, com instalação de infraestrutura, suporte em estratégia de vendas e ações de marketing, mentorias de finanças, gestão organizacional e processos, suporte em gestão de pessoas e desenvolvimento de plano de negócios, entre outras.

Em 2023, o programa ofereceu 1.204 horas de mentoria aos empreendedores e os projetos tiveram recorde histórico de aderência às diretrizes e entregas do programa, com índice de 99,65%.



O Parcerias Sustentáveis vem há mais de 10 anos contribuindo para as regiões onde a AngloGold Ashanti tem operação, por meio da qualificação e apoio financeiro a negócios sociais, permitindo que o impacto positivo nas comunidades seja ampliado, beneficiando mais pessoas e por mais tempo.

Gerente de Desenvolvimento Social da empresa, Fernando Cláudio

Fernando destaca ainda a sustentabilidade dos negócios após o Parcerias. Segundo ele, dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostram que,  enquanto a taxa de sobrevivência dos negócios no Brasil, após 5 anos, gira em torno de 20%, o índice chega a 80% entre aqueles que passaram pelo programa.

Participante do Parcerias em 2023 e selecionado para a aceleração em 2024, o empreendimento Pedalinas colheu esses frutos na prática. Especializado em ecoturismo, trilhas e eventos em Santa Bárbara, Barão de Cocais e na Serra do Caraça, na Região Central de Minas, o empreendimento dobrou a quantidade de ações realizadas durante o ano, aumentando em até 6 vezes o número de contratações indiretas.

As empresárias Leda e Any Marry, do Pedalinas, destacam o apoio do Parcerias para criação dos produtos da mar

Fundadora do negócio, a empreendedora Any Marry Perdigão conta como chegou a esses números. “Com a adesão ao Parcerias foi possível melhorar muito a empresa. Recebemos apoio técnico, treinamento, recursos e investimos em uma estrutura maior, bem como agregamos produtos com a marca personalizada. Ganhamos em visibilidade e credibilidade e pudemos estar em eventos maiores e em mais eventos também. E o Parcerias fez toda a diferença para esse crescimento”, afirma.
 

Os selecionados foram: Ateliê Duafe, Borrachalioteca, Ó Pretinha, Expoberá e Bistrô Cultural, de Sabará; Fruto do Mato, de Barão de Cocais; Gongolo Ecológico e Pop Salão, de Nova Lima; Pedalinas, de Santa Bárbara; e WB Agropecuária, de Crixás.

Só podem participar pessoas jurídicas, de direito privado com fins lucrativos, o que inclui microempreendedores individuais (MEIs) e qualquer tipo de sociedade qualificada como microempresas; ou de direito privado sem fins lucrativos com focos em cultura, turismo e gastronomia; soluções sustentáveis; e empreendedorismo da diversidade.

A AngloGold Ashanti, com apoio técnico de consultoria especializada constitui uma banca composta por representantes das comunidades e profissionais da mineradora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *