Parte do Trevo dos Cristais na MG-030 deixa de existir com obra de duplicação na rodovia
Usuários da MG-030, principalmente no trecho em obras, devem ter reparado a extinção de parte do Trevo dos Cristais, na saída de acesso do bairro para demais regiões como a Nordeste.
A via para quem sai região dos Cristais, e quer ir sentido Veredas/Bela Fama e adjacentes foi removida, o que de acordo com a prefeitura, se dá pelo alto número de acidentes já registrados.
As intervenções para extinção do trecho já foram feitas e não deve ter volta de acordo com o Executivo Municipal. Uma das alternativas será ir até o Trevo das Quintas, aumentando cerca de um quilômetro ao trajeto, ou passar por dentro dos bairros Chácara dos Cristais e Cristais, até desembocar na Avenida José Bernardo de Barros.
Em nota, encaminhada ao Portal, a prefeitura informou que “entre as opções estudadas, a construção de um trevo em formato de rotatória foi considerada, porém foi descartada devido a limitações técnicas relacionadas ao espaço disponível no local”.
A Prefeitura de Nova Lima informa o fechamento da conversão à esquerda no Trevo dos Cristais, sentido Sede a Honório Bicalho/Rio Acima/Raposos, como parte das obras em andamento na Avenida de Contorno. Essa medida visa garantir a mobilidade e segurança dos usuários, especialmente considerando o histórico de acidentes na região.
Parte da nota da prefeitura
Ainda de acordo com governo municipal, “há empenho em revisar constantemente e buscar soluções técnicas para garantir a fluidez do tráfego e a segurança de todos os cidadãos de Nova Lima e usuários da via”.
Moradores reclamam da falta de diálogo
A comunidade da região dos Cristais alega não ter sido consultada do fechamento, sendo pega de surpresa. Eles cobram diálogo da prefeitura e apontam inclusive prejuízo aos comerciantes locais, uma vez que pode diminuir o fluxo de pessoas com a extinção do trecho.
A maioria dos incidentes no trevo foi de atropelamentos, devido ao alto número de transeuntes que descem dos coletivos intermunicipais. Uma passarela chegou a ser cogitada em anos passados, mas sem sucesso para a instação.