Pelo menos 32 bairros tem incidência para o Aedes em residências

0

A Prefeitura de Nova Lima divulgou nesta semana, os números do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado em abril, com resultado positivo para presença de larvas em 32 bairros da cidade.

Desse total, 19, na região central e Nordeste, chamaram a atenção por ter maior incidência para proliferação do mosquito que pode transmitir Dengue, Zika e Chikungunya e são eles: os Retiro, Olaria, Cabeceiras, Vila São José, Vila Madeira, Parque Aurilândia, Cristais, Chácara dos Cristais, Vila Operária, Vila Passos, Bela Vista, Enforcados, Santa Rita, Honório Bicalho, Nova Suíça, Bela Fama, Nossa Senhora de
Fátima e Alto do Gaia.

Segundo o Executivo Municipal, os agentes de endemias, ligados ao Departamento de Zoonoses, ao encontrarem os focos, fazem a limpeza, tratamento químico e orienta os moradores quanto ao cuidado e prevenção.

Todos os depósitos de larvas foram encontrados dentro das residências, de forma que os pratinhos de plantas apareceram como principais criadouros do mosquito, seguidos por balde, frasco com água e vasilha de plástico.

Prefeitura de Nova Lima, com relação aos pontos de maior incidência.

Ações para mitigação

Na primeira quinzena desse mês, a prefeitura promoveu “bota fora” de entulhos e possíveis criadouros do mosquito. A população deixava o lixo na rua e um caminhão era usada para recolhimento. Foram mais de 60 toneladas de materiais retirados das casas, com destinação correta.

Formas de se evitar

Dentro de casa, confira os pontos em que pode se acumular água, como vasinho de plantas, neles pode ser colocado areia para absorção do líquido. Ralos devem ser limpos constantemente e garradas devem ser alocadas em lugar seco ou virada ao contrário para não acumular água.

Bairros com incidência do Aedes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *