Polícia Militar de Meio Ambiente prende quatro homens suspeitos de garimpo ilegal no Rio das Velhas
Uma denúncia anônima culminou na prisão de quatro homens, na manhã desta terça-feira (31), e apreensão de duas dragas utilizadas no garimpo ilegal de ouro no Rio das Velhas, na altura do bairro Alto do Gaia, região Nordeste da cidade.
Segundo o Tenente Antônio, da PM ambiental, ao Jornal O Tempo, os quatro homens, tem idades aparentes de 40 anos, e contavam com maquinário e equipamentos de mergulho.
Eram dois complexos, com duas dragas em balsas, motores e outros materiais utilizados para extração do mineral.
Ainda de acordo com o Tenente Antônio ao jornal, ao perceberem a aproximação dos policiais militares, os suspeitos pularam no rio para tentar uma fuga, interrompida pelos agentes. “Nossos homens precisaram pular na água e conseguiram conter os quatro suspeitos”, disse o policial.
A ação ilegal de dragagem é prejudicial para o Rio e também para a população abastecida com a água captada pelo sistema da Copasa, no bairro Bela Fama, que fica apenas 6 km de distância da estação de tratamento, responsável pelo abastecimento de 2,4 milhões de pessoas na Grande BH.
Os materiais apreendidos e os quatro presos serão encaminhados posteriormente à Polícia Federal (PF) de Belo Horizonte, que será responsável por investigar quem seria o proprietário das dragas apreendidas no rio das Velhas.