Prazo para emissão e regularização do título eleitoral termina no dia 8; cartório local terá horário especial de funcionamento
Dando sequência aos prazos eleitorais, os interessados em votar pela primeira vez, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, ou até mesmo pedir transferência de domicílio eleitoral, têm até o dia 8 de maio para realizar as ações.
A data também é limite para quem precisa cadastrar gratuitamente a biometria no cartório eleitoral. Caso a situação do eleitor esteja irregular, ele não poderá votar nas eleições de 6 de outubro, no primeiro turno, que elegerão prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
Ampliação do atendimento presencial
Até o dia 8 de maio, o cartório ficará aberto de 11h às 18h. Já entre os dias 27 de abril e 8 de maio, estará aberto todos os finais de semana. Para realizar os procedimentos, é necessário apresentar documento de identidade e comprovante de residência.
Implicações para título irregular
Além de não poder votar, o eleitor que não estiver em dia com as obrigações eleitorais pode ter dificuldades para emitir documentos como passaporte, fazer matrículas em universidades, tomar posse em cargos públicos ou receber benefícios sociais do governo.
Biometria
A modernização das urnas com coleta biométrica tem o objetivo de garantir maior segurança ao processo eleitoral e, assim, evitar que um cidadão vote no lugar de outro. No momento do voto, a biometria ainda agiliza a detecção de eleitoras e eleitores na zona eleitoral porque funciona como mais de um registro no cadastro eleitoral.
Para mais informações, entre em contato com o Cartório Eleitoral de Nova Lima pelo número (31) 3516-4269.