Prefeito sanciona lei que permite instalação de antenas 5G em Nova Lima

0

Autorização foi assinada e deve permitir que cidade seja uma pioneiras no projeto.

O Prefeito João Marcelo (Cidadania) assinou nesta quinta-feira (17), a lei que permite a instalação de estruturas de telecomunicações e radiodifusão na cidade, dentre elas, as antenas 5G, que melhora a qualidade do sinal telefônico, e tendência em todo mundo. As estruturas oferecem uma rede mais potente, veloz e que causa menos impacto ao meio ambiente.

Além de vereadores e secretários, estiveram no encontro representantes da operadoras TIM, Vivo/Telefônica e da da TV Globo, que devem investir na instalação da nova tecnologia.

A lei criada especificamente para a adaptação ao sistema vai de acordo com norma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que permite a colocação das antenas nas cidades que possuem a legislação apropriada .O encontro, que teve a participação de representantes das empresas de telefonia nmóvel do Brasil, integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (Codema) e autoridades locais, como presidente da Câmara, Anisinho, marcou o início da nova era tecnológica regional, já que Nova Lima será uma das pioneiras para este tipo de recurso na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O parlamentar falou da expectativa de investimento e qualidade do sinal na cidade e sua funcionalidade. Anisinho afirmou que pela magnitude no projeto, pediu atives aos demais vereadores para que a proposta pudesse ser aprovada o quanto antes e falou também da PPP de iluminação pública.

Vamos aliar duas novas ferramentas, já que teremos por exemplo Wi-Fi em diversos pontos com a Parceria Público Privada, que vai modernizar também as luzes dos postes para LED. Com o 5G, vamos nos revolucionar mais, criar ambientes propícios para investimentos, que vão gerar melhor qualidade de vida aos cidadãos.

Anisinho, presidente da Câmara

Ele ressaltou também o bom relacionamento entre Legislativo e Executivo, que em conjunto, tem construído bom relacionamento e avanços para a cidade.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Gabriel Coutinho, a nova legislação vai permitir “uma cidade moderna, conectada, como as melhores capitais do mundo e por fim há uma série de condições que atrasava investimentos para tecnologia em âmbito municipal”. A proposta de lei foi construída por técnicos da secretaria.

Revolução tecnológica

A quinta geração de redes de comunicação móvel, resumida em 5G promete revolucionar o mercado mundial, já que combina ganhos de desempenho em diversos aspectos, melhorando o funcionamento geral da internet em dispositivos móveis, viabiliza aplicações antes impensáveis, entre elas a adoção em massa da computação em nuvem, a Internet das Coisas (IoT) e os veículos autônomos, com elevadíssimas taxas de transmissão, a alta confiabilidade de rede, latência próxima a 0 e alta capacidade de rede. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *