Prefeitura diz estar mobilizada para capturar de onça nos arredores do Vila da Serra
Animal tem sido visto na região, inclusive com aparição nesta semana.
A Prefeitura de Nova Lima, disse por meio de nota, emitida nesta quarta-feira (17), estar buscando cooperação junto à órgãos ambientais para captura de uma onça parda que tem circulado na região do bairro Vila da Serra, na região Norte do município.
O animal foi flagrado por câmeras de segurança de um prédio na madrugada do dia 22 do mês passado. Relatos apontam uma nova aparição nesta quarta, dia 16, em um lote do bairro.
Ontem (16), uma onça parda foi avistada dentro de um lote. Nesta quarta-feira (17), a Prefeitura enviou ofício ao Ibama para realizar um acordo de cooperação técnica, com monitoramento e estudo do comportamento do animal, para definir a melhor maneira de resgatá-lo e levá-lo para seu habitat natural.
Trecho da nota emitida pela prefeitura.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis é responsável pela gestão ambiental do país e atua junto a este tipo de situação. Segundo a prefeitura, caberá ao município “apoio à instituição, dentro da sua competência, nesse período, já que o resgate é de responsabilidade do Ibama e do Corpo de Bombeiros”.
Caso seja confirmada a aparição do bichano nesta semana, será a terceira vez (com conhecimento) de casos desta natureza. Além do flagrante das câmeras, em maio, uma onça parda foi encontrada por alunos de um projeto social esportivo em um vestiário da quadra na Escola Municipal Martha Drumond, no bairro Oswaldo Barbosa Pena, na região central.
Na ocasião ela foi resgatada por equipes de segurança e solta em Rio Acima, numa área de habitat natural.
É recomendado distância dos animais, já que ao se sentirem acuados, podem atacar. Além de ser considerado crime ambiental qualquer tipo de agressão ou a tentativa de agressão aos bichos.
“Quase em hipótese alguma animais selvagens (onças, lobos) vão atacar o ser humano. Ele [animal] só vai ter a ação de atacar um humano se ele tiver com muita fome, por mais de uma semana sem comer ou se ele for acuado”, aponta o veterinário Marcos Motta. Em caso de aparição, é recomendado imediato acionamento imediato das forças de segurança pública para captura.
Confira os telefones apropriados: 193 (Corpo de Bombeiros) ou 153 / (31) 3541-5050 (Guarda Civil Municipal).