Sejusp diz que há monitoramento em presídio para evitar que objetos ilícitos sejam lançados ou entregues na unidade
Uma ação integrada da PM e que segundo a Secretaria Estadual de Segurança e Justiça (Sejusp) contou com a participação da Polícia Penal e que culminou na apreensão de drogas e celulares que seriam lançados no presídio, é parte do sistema segurança integrado da unidade.
A apreensão de 11 tabletes de maconha e 15 celulares embalados em plásticos, além de carregadores, aconteceu na madrugada desta segunda (28). Dois homens de 37 e 24 anos foram preso. O carro usado para transportar os produtos também foi apreendido em rua paralela à unidade prisional onde eles se preparavam para arremessar objetos pelo muro da unidade prisional durante a madrugada.
O Portal solicitou da Sejusp, um posicionamento sobre a segurança no entorno da cadeia, que abriga também uma Delegacia de Polícia Civil local.
A secretaria informou que a ação foi desencadeada “por militares e a Diretoria Regional de Polícia Penal que apreenderam na madrugada desta segunda materiais ilícitos que seriam arremessados para o interior do presídio de Nova Lima”. A Sejusp afirma ainda que “a ação faz parte das ações ostensivas e de Inteligência das forças de segurança que buscam, diariamente, impedir a entrada e a permanência de ilícitos nas unidades prisionais”.
A secretaria estadual afirmou também há trabalho para a segurança e prevenção no entorno.
Vale destacar que a Polícia Penal monitora as áreas de segurança próximas às unidades prisionais a fim de impedir a aproximação de indivíduos.
A nota encaminhada ao Portal afirma ainda que não houve mudança na rotina interna do presídio nesta segunda-feira. Questionados sobre a logística da unidade prisional como capacidade e ocupação, a Sejusp informou que não repassa este tipo de informação.
Confira a nota na íntegra
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública informa que Policiais Militares e a Diretoria Regional de Polícia Penal da 3ª Região Integrada de Segurança Pública apreenderam na madrugada desta segunda-feira (28) materiais ilícitos que seriam arremessados para o interior do Presídio de Nova Lima. Na ação dois indivíduos foram presos e com eles foram apreendidos um veículo, 12 celulares e 500 gramas de substância análoga a maconha.
A ação conjunta faz parte das ações ostensivas e de Inteligência das forças de segurança que buscam, diariamente, impedir a entrada e a permanência de ilícitos nas unidades prisionais. Vale destacar que a Polícia Penal monitora as áreas de segurança próximas às unidades prisionais a fim de impedir a aproximação de indivíduos. Por razões de segurança, a lotação de unidades específicas não é divulgada.
A unidade segue a sua rotina nesta segunda-feira sem transtornos.