Selo turístico local é reformulado e setor deve receber investimentos
Foi apresentado nesta quarta-feira (27), pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, responsável pela pasta do Turismo, a nova marca do “Visite Nova Lima”, usada pela prefeitura para promoção turística.
O selo já vinha sendo usado pela Subsecretaria de Turismo, desde o início da gestão João Marcelo, e passou por uma repaginada, liderada pelo novo gestor da pasta, Vinícius Policarto Quintão, com apoio da secretaria de Comunicação. Segundo ele o intuito é fazer “uma dinâmica e multifacetada” capaz de “captar em todos os momentos a pluralidade”. O modelo vai virar conforme o contexto em que estará inserido.
O Turismo já tem uma vocação natural na cidade, seja através do EcoTurismo, do histórico cultural e de novos modelos como a gastronomia e o de negócios.
João Marcelo, prefeito
Segundo João, o setor é visto como uma alavanca para o desenvolvimento econômico local e “um grande fomentador de transformação sócio-econômica”. O prefeito apontou que vai buscar métodos de qualificação para população, aproveitando e revitalizando atrativos culturais e naturais.
A ideia é criar um portfólio de atrativos que seja capaz de receber o turista e fazer com que ele queira retornar em Nova Lima.
João Marcelo
O prefeito apontou ainda que deve manter uma movimentação intensa na área, e vai buscar manter o Desafio Brou na região, e promover eventos como a Festa da Mandioca e o Uaiktoberfest, visando incentivar cervejarias artesanais locais. Nova Lima ocupa a 4ª posição nacional em fabricação.
A marca Visite Nova Lima vem justamente para “sintetizar tudo que é potencial e é realidade, turística da nossa cidade”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Abner Henrique, que apontou o Vila da Serra, Jardim Canadá e São Sebastião das Águas Claras (Macacos) como pontos chave para para o turismo gastronômico.
Ele apontou ainda o potencial das regionais em Nova Lima como o EcoTurismo (Nordeste e Noroeste) e Negócios (Norte/Vila da Serra e Noroeste, onde há grandes empresas.
O objetivo é fortalecer é fortalecer ainda mais os nossos destinos, nossas vocações, através de uma marca forte e imponente para que inspire e incentive pessoas de todo país a conhecerem nossas qualidades e belezas naturais.
Abner Henrique
Aposta forte na qualificação profissional na cidade
Abner afirmou ainda que a vai buscar através da secretaria qualificar a mão de obra, dentro das comunidades inseridas nas atividades turísticas.
“Nós apostamos no turismo como uma ferramenta de diversificação econômica. Uma economia limpa, que cresce, e representa 10% do PIB mundial. Fortalecer a cadeia turística é fortalecer o desenvolvimento econômico
Abner Henrique
Ainda de acordo com o secretário de, está nos planos do governo a reconstrução da Estação Ferroviária em Honorio Bicalho, reaproveitando o projeto original.