Thiago de Almeida assume oficialmente presidência da Câmara
Almeida foi eleito em maio do ano passado, de maneira unânime e vai conduzir os trabalhos os trabalhos até o ano que vem.
O jovem e vereador de primeiro mandato pelo PT, Thiago Almeida assumiu nesta terça-feira (7), a presidência do Legislativo de forma oficial, já que conduz os trabalhos desde o dia 1º de janeiro. Zelino (PP) será vice e Claudinho Valle, do mesmo partido como secretário.
O parlamentar tem 32 anos e terá pela frente adequação da casa para receber 15 parlamentares (a partir de 2025) e não mais 10 como na configuração atual, sendo esse um dos motivos do adiantamento do processo eleitoral interno para meados do ano passado. Almeida já vinha trabalhando a logística da ampliação.
Em seu discurso, Thiago dedicou e agradeceu ao pai, que foi vereador e estava presente, e apontou que “seu legado em sete mandatos” também fazia parte da sua conquista” e dedicou a presidência ao Sd.Flávio de Almeida.
Almeida foi incisivo ao falar da independência entre os poderes, buscando “harmonia e bom senso, assim como respeito”. Segundo ele, “não faltará” dessas virtudes.
“A cidade precisa evoluir, precisamos diminuir as desigualdades e ser ricos também no social. Não deixando de lado a independência do poder Legislativo e a representatividade da Casa, que é o do povo e estará aberta ao diálogo”.
Thiago Almeida
A cerimônia de posse foi acompanhada pelo prefeito João Marcelo (Cidadania) que frisou o papel do Legislativo e a articulação entre os poderes e afirmou que “a Câmara tem contribuído com os projetos do Executivo” e confiado e aprovado por exemplo o Auxílio Emergencial Municipal, Tarifa Única de R$2, PPPs da Iluminação e Educação, além de outros projetos.
“Privilégio e responsabilidade de sermos o prefeito e o presidente da Câmara mais jovem da história”, aponta prefeito.
João falou também da marca na história da cidade, já que os dois são os mais jovens a conduzir Prefeitura e Câmara, e simultaneamente.
A cerimonio foi acompanhada também por quase todo secretariado municipal.
Anisinho deixa legado e é reconhecido
O ex-presidente Anísio Clemente, o Anisinho, que deixou o comando da Câmara em dezembro foi elogiado tanto pelo prefeito João Marcelo, o atual presidente Thiago Almeida, e os demais colegas de parlamento que os reconheceu “como grande liderança” por sua habilidade de diálogo e união principalmente nas votações em que foi necessário apreciação da Casa.