Vítima de afogamento em Raposos era Bombeiro Civil e pode ter entrado para salvar envolvidos
A equipe do Portal Nova Lima apurou na tarde desta segunda-feira (16), que um dos mortos afogados na tarde deste domingo (15), era Bombeiro Civil e atuava na Associação local. Segundo uma outra Bombeira Civil ouvida pela nossa equipe, o BC Damasceno entrou para resgate de outras vítimas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG), que se deslocou para o local de helicóptero para dar mais agilidade ao atendimento, as três pessoas envolvidas que se afogaram foram levados para a margem e em segurança por populares, e com a chega da equipe, foram realizadas massagens cardiopulmonares (RCP) em duas das vítimas que se encontravam com quadro de parada cardiorrespiratória (PCR). Eles não corresponderam aos estímulos de reanimação.
João Paulo Damasceno, mais conhecido com BC Damasceno, estava na área de barragem conhecida como “poço”, no bairro Várzea do Sítio em Raposos, que segundo testemunhas estava com nível alto de água e com redemoinhos fortes, o que pode ter impulsionado os afogamentos. Damasceno teria entrado na água salvar outro envolvido, mas também se afogou.
“Infelizmente, os dois afogados, de 30 e 34 anos, não responderam aos estímulos e tiveram os óbitos constatados pelo médico do SAMU, tripulante do reforço aéreo”, aponta o CBMG.
A segunda morte registrada é de Maycon Luiz, do bairro José de Almeida. Uma página atribuída á região, postou sobre o jovem e lamentou o ocorrido: “Maycon um jovem cheio de sonhos que buscava concretizar seus sonhos, amava música e estava sempre buscando estar próximo de amigos e familiares. A nossa comunidade se solidariza com os familiares e amigos, e expressa as mais sinceras condolências pela perda”, aponta a publicação.
A terceira vítima, de acordo com a corporação, estava apenas desorientada e não souberam informar sobre a sua condução ou não ao serviço hospitalar.