Xadrez político: Confira os candidatos e cargos pretendidos para a eleição deste ano

0

Montagem de fotos retiradas das redes sociais.

Passado o prazo para as convenções partidárias ,cujo prazo foi até a última sexta (5), data definida pela Justiça Eleitoral, para aprovação de pré-candidaturas, apontou cerca decinco políticos da cidade que devem disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Entre os nomes estão o ex-prefeito Carlinhos Rodrigues (PT) e o ex-vereador Wesley de Jesus (PP).

Carlinhos teve seu nome aprovado na convenção da federalização formada pelo PT, PV e PCdoB no dia 24 do mês passado. Professor de história, Rodrigues já foi vereador e prefeito por dois mandatos (2004 a 2012),e tentou voltar para a cadeira em 2020 pelo PDT quando registrou 9.354 votos. Ele vai ter na disputa por votos, as vereadoras Juliana Sales, pelo Cidadania e Viviane Matos, através do União Brasil.

Matos está em seu primeiro mandato no Legislativo Municipal, pelo então DEM, que se aliou ao PSL e formou o União Brasil, teve seu nome aprovado no dia 23. Ela é professora da rede estadual e já foi também secretária de educação da gestão Vitor Penido, seu padrinho político.

Sales teve seu nome ventilado para vice na chapa encabeçada pelo PSDB, partido federalizado com o de Juliana, que tem como candidato Marcus Pestana. As negociações não avançaram, já que o Cidadania indicou apoio ao atual governador Romeu Zema, do Novo. Juliana foi a única a votar contra a indicação, porém vencida pela maioria da Executiva Estadual. João Marcelo, o prefeito foi um dos 16 votos favoráveis ao apoio para a reeleição de Zema. Juliana Sales é Arquiteta e Urbanista foi a mais votada nas últimas eleições com 2.078 votos, adquirindo então seu primeiro mandato na Câmara Municipal. Em 2018 no entanto, como candidata a deputada estadual teve 4.622 votos em âmbito municipal e 9.393 no geral. Ela estava no PHS e foi a 17ª mais votada da legenda.

Candidaturas para deputado(a) estadual

Na corrida para uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) está a professora Roberta Zanon (PSOL) e o ex-vereador Wesley de Jesus, que vai disputar pelo Progressistas (PP). Zanon foi candidata a vice-prefeita em 2020, ao lado de Joberth (Jobão), do Unidade Popular (UP). Ela vai para a disputa através da federalização do seu partido com o Rede Sustentabilidade. “Nova Lima terá uma candidatura de mulher, de esquerda e combativa para a ALMG”. Eu faço com alegria porque sei com quem eu caminho e são essas que vão construir um futuro de esperança”, declarou Zanon ao ter seu nome aprovado pela Executiva do partido.

Já Wesley de Jesus, que é advogado, disputou a cadeira de prefeito em 2020, com 13.716 votos vai agora para candidatura a deputado estadual, pelo partido Progressistas (PP) e apoiado por Vitor Penido, ex-prefeito, que também o apoiou nas últimas eleições.

Jesus diz que entra na disputa para “defender a bandeira da aplicação das leis, principalmente do direito”, já que “muitas foram sancionadas, estão em vigor mas não são aplicadas na vida das pessoas, trazendo benefício para a coletividade, utilizando o que já existe”, buscando também o desenvolvimento regional (Nova Lima, Raposos e Rio Acima). Wesley teve que brigar internamente para aprovação da sua candidatura. O deputado estadual João Vitor Xavier e parceiro de primeira hora do prefeito João Marcelo, tentou barrar seu nome. O ex-vereador declarou que isso é um tipo de “política rasteira, suja e que deve ser rechaçada sempre”, e que seu partido não cogitou hipótese de retira-lo do pleito.

Candidatos ao governo do estado

 Dez partidos oficializaram seus postulantes ao cargo sendo: Romeu Zema (Novo) tentando se manter no cargo. Na disputa com ele está Alexandre Kalil (PSD), o senador Carlos Viana (PL), Marcus Pestana vem pelo PSDB. Na federação Rede/Psol, o nome é Lorene Figueiredo, com apoio do Rede á Kalil. Indira Xavier (UP), Renata Regina (PCB), Lourdes Francisco (PCO) e Vanessa Portugal (PSTU) e Paulo Tristão, do PMB estarão no pleito para o Palácio Tiradentes.

Presidenciáveis

Jair Bolsonaro (PL) tentará a reeleição para a Presidência da República, na disputa, que terá também o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo PT, Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Leonardo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros), Vera Lúcia (PSTU), Luiz Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Eymael (DC), Roberto Jefferson (PTB), Soraya Thronicke (União Brasil).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *